quinta-feira, 4 de julho de 2019

Fez Noite escura na Vila Mauricio de minha infância



Luciano Capistrano
Professor e Historiador

            Festas juninas, fogueiras, balões, bandeirinhas e um baú de memórias a dizer de uma cidade que ficou no passado. A Natal avançou para além das Quintas e as cinzas das fogueiras de outrora, os sons dos fogos, traques, chumbinho, quase não se vê, A modernidade da urbe reservou para o antigo e empoeirado álbum as recordações dos festejos juninos.
           As brincadeiras em volta da fogueira, as comidas a base de milho, eram tudo motivo para a criançada e adultos abraçarem a noite de céu estrelado, a espera da lua ou do sol. Quadrilhas improvisadas e as ensaiadas, com o marcador ao centro, e o trio a tocar, sanfona, triangulo e zabumba, dando o ritmo do forró deixando os casais com o suor pingando, escorrendo pelo rosto.
Oxente, seu menino, sua menina, este texto segui uma pagada saudosista, me vejo como a escrever em uma Remington, e a ouvir nas ondas do rádio Elino Julião e seu Forró da Coréia:
Barco perdido, bem carregado
Eu tinha chegado em Natal
Muito mal eu sabia
Onde eram as Rocas
Caí na fofoca legal

Do Arial eu fui à pista
Limpei a pista na Vedéia
Saí tomando uns capilés
Quando eu dei fé
Tava na coréia

Só tem véia
Só tem véia
No Forró da Coréia


   Foto: Luciano Capistrano
    
           É neste embalo que trago à memória meus dias de criança, calças curtas, correndo, na Vila Mauricio. Meu mundo encantado, lugar das alegres fantasias, ao doce sabor das pinhas encontradas no quintal de casa, meu refúgio. Menino, da vila, me alegrava os dias de chuva, quando, senhor dos mares, via naufragar na correnteza de águas turvas, que invadiam a vila, e, muitas vezes minha casa e dos vizinhos, os barquinhos de papéis.

Infantis Navegantes


Navegadores dos tempos de outrora
Em barquinhos de papéis
Dos dias de chuvas
Córregos
Enxurradas
Límpidas, puras , crianças a brincar
Nas ruas, por entre bicas e gotas,
A  molhar
De felicidades inocentes
No infinito mundo
Da Vila Maurício, guardada
No baú das alegres brincadeiras
De crianças
Infantis navegantes.
(Luciano Capistrano)

            Nestes tempos confusos, em que a humanidade, caminha em direção ao fundo do abismo da individualidade, relembrar a infância chega a ser uma dose de ânimos para acreditar em um mundo mais solidário, mais alegre, como alegre foram meus dias na Vila Mauricio. Apesar das noites sombrias.
           Lá na vila, descobri também a dor do outro. Duas imagens não saem das minhas lembranças. Uma de um menino, não recordo o nome, sendo carregado nos braços, já sem vida, depois de ter se acidentado na linha férrea quando brincava com seu carrinho de rolimã, e , a outra imagem que me impactou, foi quando em uma certa manhã, entrei na mercearia de seu Albano e vi no chão uma senhora a comer restos de macarrão, me pareceu uma mistura de macarrão com “graxa” de galinha, derramada no chão.
           Essas imagens seguem meu viver.
           O mundo da Vila Maurício, na avenida 12, bairro das Quintas, tem também a marca das noites, que eu e meus irmãos, acompanhados com minha mãe Ceci, dormíamos, juntinhos, nas noites frias em que papai, Benjamin, viajava para Recife, onde respondia um processo na justiça militar, por suas ideias nos obscuros anos do pós abril de 1964. Tempos de perseguição as ideias, quando o autoritarismo verde oliva, unido a setores da sociedade brasileira, interromperam o governo do Presidente João Goulart, e, instauraram um governo de caráter ditatorial.
         Ecoa nos ouvidos das minhas lembranças, sons dos medos de minha mãe, de uma possível prisão de papai. A cada viagem a Recife, a cada intimação, um descompasso no coração. Naqueles tempos mamãe já sabia das diversas histórias de torturas e desaparecimentos de presos políticos. Em 09 de abril de 1964, papai foi enquadrado no Ato Institucional Nº 1, sendo afastado do serviço público, passou junto com mamãe e minha irmã mais velha, Rejane, momentos de aflição e privações. Fez Noite escura na Vila Mauricio de minha infância!
         O som de Elino Julião, as fogueiras e os chumbinhos, já fazem parte de um pôr do sol a anunciar que a noite não é para sempre e apesar das noites obscuras, o sol das liberdades democráticas, sempre vem.
         Façamos das nossas inquietações, sempre, um diálogo democrático.
    Foto: Luciano Capistrano
    



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A esperança se vestiu de cinza.

  A esperança se vestiu de cinza.               Aqui faço um recorte de algumas leituras que de alguma forma dialogam sobre os efeitos noc...