domingo, 27 de fevereiro de 2022

A esperança se vestiu de cinza.

 

A esperança se vestiu de cinza.

            Aqui faço um recorte de algumas leituras que de alguma forma dialogam sobre os efeitos nocivos dos tempos de guerras para a humanidade. Os últimos dias fomos bombardeados com narrativas que buscam justificar as ações guerreiras envolvendo a Rússia e a Ucrânia. Um xadrez da geopolítica difícil de compreender. As nações europeias, os Estados Unidos, organizados na OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), de um lado e a Rússia do outro, puxaram demais o cordão do equilíbrio entre as nações. Hoje vivemos os horrores de uma guerra a provocar perdas de vidas inocentes em nome de interesses nada inocentes por partes das lideranças destes países. Como no Diário de Anne Frank, nos vimos num momento de tristezas onde a esperança se vestiu de cinza.

 

Querida Kitty:

Não posso fazer coisa nenhuma sem pensar naquela gente que partiu. Se rio despreocupadamente, me acho injusta por estar alegre. Mas vou chorar todo o dia? Não, não posso[...] Mas agora preocupa-me problemas sérios. Reconheci, por exemplo, isto, o papai, embora seja tão querido, não pode substituir todo o meu mundo de outrora.( O Diário de Anne Frank).

 

As guerras se alimentam do imaginário nacionalista, sempre foi assim, são em nome dos interesses ditos nacionais que se mobilizam soldados e o fazem marchar para o cenário de atrocidades. Como cantou os legionários: “Existe alguém que está contando com você / Pra lutar em seu lugar já que nessa guerra /Não é ele quem vai morrer.” Neste sentido penso ser a guerra a derrota da política, erro esse, fincado nas narrativas embaladas por um discurso ultranacionalista que sempre “cria” inimigos imaginados para justificar a pais e mães, que receber seus filhos em um caixão com abandeira do seu país ao som do hino nacional é algo a se ter orgulho.

            Dos riscos de uma humanidade que não aprendeu nada.

 

Enquanto os humanos souberem como enriquecer urânio e plutônio, sua sobrevivência depende de saberem dar preferência à prevenção de uma guerra nuclear em detrimento dos interesses de qualquer nação em particular. Nacionalistas fervorosos que gritam “Nosso país em primeiro lugar!” deveriam se perguntar se seu país é capaz de, sozinho, sem um robusto sistema de cooperação internacional, proteger o mundo – ou a si mesmo – da destruição nuclear. (HARARI, Yuval Noah. 21 lições para o século 21. São Paulo: Companhia das Letras, 2019, p. 150).

 

            Finalizo lembrando o 28 de abril de 1986 quando uma grande explosão ocorreu na Usina Nuclear de Tchernóbio, na Ucrânia, sob um regime avesso as liberdades de informação, este desastre transformou-se em um dos maiores já registrados em uma usina nuclear. A negativa oficial das autoridades sobre a verdade dos fatos provocou muito mais vítimas.

Nessa época, a imagem que eu tinha da central nuclear era totalmente idílica. N escola e no instituto nos ensinavam que eram fantásticas ‘fabricas que produziam energia tirada do nada’, onde trabalhavam pessoas de jalecos brancos eu apertavam botões. [...] Tchernóbil explodiu contra o fundo de um total despreparo da consciência e absoluta fé na técnica. Não tínhamos nenhuma informação. Havia montanhas de papéis com o carimbo ‘ultrassecreto’: ‘Declara-se que são secretos os dados do acidente’; Declara-se que são secretos os resultados de tratamentos médicos’; Declara-se que são secretos os índices de afecção radiativa do pessoal que interveio na liquidação’. (ALEKSIÉVITCH, Svetlana. Vozes de Tchernóbil. São Paulo: Companhia das Letra, 2019, p.257).

    Foto: Luciano Capistrano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A esperança se vestiu de cinza.

  A esperança se vestiu de cinza.               Aqui faço um recorte de algumas leituras que de alguma forma dialogam sobre os efeitos noc...