segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Antiga residência de Fortunato Aranha - Atual sede do IPHAN/RN

 Antiga residência de Fortunato Aranha

Atual sede do IPHAN/RN

 

A sede atual do IPAHAN/RN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Superintendência do Rio Grande do Norte) é um belo exemplar de uma arquitetura residencial transformada em repartição pública ao decorrer dos anos. Seu primeiro proprietário Fortunato Rufino Aranha, comerciante, fundador da Livraria Cosmopolita, que durante muito tempo funcionou na rua Dr. Barata, membro da elite política da cidade, Vice-presidente da Intendência. Primeiro livreiro da cidade de Natal, segundo João Amorim Guimarães: “[...] Fortunato não seria somente o negociante de livros, não. Seria também o principal leitor, o fidalgo estudioso de todas as obras didáticas do seu comércio, o principal leitor de todos os romances, de toda a infinitude de livros que enchiam aquelas enormes estantes da sua livraria, lendo sem cansar, ilustrando o espírito, alegrando a alma.”  Sobre o livreiro escreveu Deífilo Gurgel: “Ele foi sobretudo enquanto viveu, um exemplo de simpatia e dignidade para Natal.” Essa escrita sobre Fortunato Rufino Aranha é apenas para dizer da importância de olharmos nosso Patrimônio Arquitetônico muito além da “pedra e cal”, para além do construído, pessoas circularam por entre alegrias e tristezas, sonhos e decepções a compor memórias e histórias das edificações da urbe. A antiga residência de Fortunato Aranha (Atual sede do IPHAN/RN), tem linhas arquitetônicas que se destacam na avenida Duque de Caxias, bairro da Ribeira. Como bem descreveu a arquiteta Jeanne Nesi: “Trata-se de um prédio construído nos primeiros anos do século XX, recuado nos limites laterais do terreno e afastado do alinhamento de rua, protegido do exterior por grades e portões de ferro [...] O estilo eclético da edificação e o refinamento utilizado nos materiais de acabamento e nas técnicas construtivas revelam o gosto requintado do seu construtor.” Ao abrigar a Superintendência do IPHAN/RN esta edificação de tantas histórias, de tantas memórias da urbe, deve fazer feliz Fortunato Aranha, pois lá abrigam-se os caminhos da gestação de políticas de preservação do Patrimônio Cultural da terra Potiguar.

(Referência: CARDOSO, Rejane (Coordenação). 400 nomes de Natal. Natal: Prefeitura Municipal do Natal, 2000; GUIMARÃES, João Amorim. Natal do meu tempo. Natal: FIERN-SESI, 1999. (Organização, introdução e notas: Humberto Hermenegildo de ARAÚJO); NESI, Jeanne Fonseca Leite. Natal Monumental. Natal: IPHAN/RN, 2012).

Projeto: Das ruas às redes: Quinta da história.

(Foto e texto: Professor Luciano Capistrano)


   Antiga residência de Fortunato Aranha - atual sede do IPHAN. Foto: Luciano Capistrano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A esperança se vestiu de cinza.

  A esperança se vestiu de cinza.               Aqui faço um recorte de algumas leituras que de alguma forma dialogam sobre os efeitos noc...