domingo, 21 de fevereiro de 2021

Hospital Infantil Varela Santiago

 Hospital Infantil Varela Santiago

 

Na avenida Deodoro, bairro da Cidade Alta, localiza-se o Hospital Infantil Dr. Varela Santiago. Um lugar de amor e cuidados com as crianças da cidade de Natal. Uma edificação nascida da ação benemérita de seu patrono. Dr. Varela Santiago, é um desses seres iluminados, médico, nascido no munícipio de Touros, 28/04/1885, falecido em Natal, 15/07/1977, fez da medicina seu sacerdócio em defesa da vida. Nas palavras do médico Clóvis Travassos Sarinho, o dr. Varela Santiago: “[...] modelo de cidadão e de médico não cuidou apenas da criança pobre do seu Estado, o que seria suficiente para situá-lo na galeria dos mais ilustres filhos do Rio Grande do Norte. O seu nome está ainda ligado a outras instituições da saúde e da educação em nossa terra, sendo de destacar a contribuição decisiva que sempre soube dar com devotamento e abnegação àquelas entidades que contaram com seu saber e sua inteligência.” (SARINHO, 1995, p.125). No dia 12 de outubro de 1936 nasceu o Hospital Infantil, desde então, tem cumprido sua missão de “cuidar e sarar” as dores dos “infantis”. Lugar de acolhida. Sua arquitetura com colunas, valoriza a entrada dando ao prédio um ar de grandeza, onipotência. Sua fachada é bem preservada um bom exemplo de adaptação das normas e tecnologias sem modificar as linhas arquitetônicas originais. Em 12 de outubro de 1954 deixava a direção do Instituto de Proteção e Assistência à Infância o Dr. Varela Santiago, e, o Hospital recebia seu nome numa bela e justa homenagem.

(Referência: CAPISTRANO, Luciano Fábio Dantas. Divagações: memória, fotografia e história. Natal: Sebo Vermelho, 2019; SARINHO, Clóvis Travassos. Fatos, episódios e datas que a memória gravou. Natal: Nordeste Gráfica, 1991).

Projeto: Das ruas às redes: Quinta da história.

(Foto e texto: Professor Luciano Capistrano)

    Foto: Luciano Capistrano - Hospital Infantil Varela Santiago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A esperança se vestiu de cinza.

  A esperança se vestiu de cinza.               Aqui faço um recorte de algumas leituras que de alguma forma dialogam sobre os efeitos noc...