quinta-feira, 12 de março de 2020

Prefeitura de Natal - Projeto Conhecer Para Preservar


Prefeitura Municipal do Natal – Palácio Felipe Camarão

“Naquela tarde de 2 de abril (1964), sem querer, vi a prisão do Prefeito Djalma Maranhão [...] DJALMA Maranhão Descia as escadarias da Prefeitura. Corri à janela e vi o meu Prefeito sendo embarcado num Jeep militar. Gravado no Jeep o selo que indicava a doação do veículo ao Exército pela “Aliança para o Progresso [...]”. Este relato de Moacyr de Góes nos dá a dimensão do prédio da Prefeitura como “testemunha” ocular da história. Como diria minha avó “se essas paredes falassem”. As edificações para além das linhas arquitetônicas são palcos de acontecimentos, por isso, ser importante uma política de preservação dessas construções para a memória da urbe. O Palácio Felipe Camarão, sede da Prefeitura foi erguido em 1922, à época da Intendência Municipal. No dia 07 de setembro, durante as comemorações do centenário da Independência do Brasil, foi inaugurado. De suas linhas arquitetônicas surge um ecletismo de estilos que lhe confere uma beleza singular no Centro Histórico de Natal.  A construção, enfim, da nova sede da Intendência, hoje Prefeitura, fez parte das ações de modernização da cidade da década de 1920, como explica o Professor Pedro de Lima: “A poesia de Jorge Fernandes [...] o modernismo do verso livre [...] marca a chegada à pacata Natal dos anos vinte da modernização representada pelas fabricas, máquinas, aviões e automóveis. Modernismo e modernização que se confirmaram [..] nas obras de embelezamento e na construção de dois planos urbanísticos para Natal”.
(Referência: CASCUDO, Luís da Câmara. História da Cidade do Natal. Natal: EDUFRN, 2010; LIMA, Pedro de. Natal século XX: do urbanismo ao planejamento urbano. Natal: EDUFRN, 2001;  NESI, Jeanne Fonseca Leite. Natal Monumental. Natal: IPHAN/RN, 2012)

Projeto Conhecer Para Preservar
(Foto e texto: Professor Luciano Capistrano)


    Foto: Prefeitura de natal - Palácio Felipe Camarão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A esperança se vestiu de cinza.

  A esperança se vestiu de cinza.               Aqui faço um recorte de algumas leituras que de alguma forma dialogam sobre os efeitos noc...