segunda-feira, 10 de abril de 2017

De sebos e livros


De sebos e livros
Luciano Capistrano
Historiador: SEMURB/ Parque da Cidade
Professor: Escola Estadual Myriam Coeli



Sebo

Empoeirados livros na estante
Gritam saberes
Numa enxurrada de letras
Vivas
Escritas
Solitários sopros de vidas.
Ecos propagando ondas ao longe
Lugares distantes
Desconhecidos
Perdidos no tempo
Olhares de poetas, cronistas, romancistas
Dizem de humanidade
Pulsar de vidas
Cai a sombra das inquietações
Mundos de tempos presentes
Passados sem fim
Em um entrelace
De ciências caóticas
Exóticas, enfim
Deliciosos encontros
Desencontros
De saberes
Organizados
Desorganizados
Em pleno universo
De empoeirados e
Saborosos saberes:
Sebo.
(Luciano Capistrano)

          Sou um apaixonado por livros, algo sem muita explicação, gosto de ter, talvez, aqui faço uma confissão, muitos dos livros que tenho não li ainda e nessa altura da idade dificilmente vou ler, mas como é bom saber de suas existências, saber que estão ali, pertinho das mãos. Claro, a leitura me leva a lugares nunca visitados, me abre um olhar de compreensão do mundo, da vida, a leitura é mágica me transporta a outras épocas, outros mundos. Aprendi a gostar dos livros com meu pai, herdei dele ou fui contaminado por ele, o fato é que desde criança convivi com este universo dos livros. Como disse Umberto Eco, em sua obra, " A Memória Vegetal": Uma biblioteca doméstica não é apenas um lugar no qual se juntam livros: é também um lugar que os lê por nós [...] a biblioteca não é somente o lugar da sua memória, onde você conserva o que leu, mas o lugar da memória universal, onde um dia, no momento final, será possível encontrar aqueles outros que leram antes de você. (ECO, Umberto. A memória vegetal. Rio de Janeiro: Editora Record, 2010, p. 47 e p.49).
          Nas leituras de Graciliano Ramos, Vidas Seca, São Bernardo; Jorge Amado, Capitães de Areia, Ilhéus; José Lins do Rego, Menino de Engenho, Moleque Ricardo, com estes e outros autores, encontrados na estante de papai, fui mordido pelo besouro azul, e, daí em diante não me separei mais dos livros. Desde de menino, de calças curta, tenho a leitura como fonte de transformação:
A leitura nos transforma em muitos
Graciliano Ramos, Jorge Amado,
Raquel de Queiroz, Machado de Assis,
Guimarães Rosa, Euclides da Cunha,
José Lins do Rego, Nei Leandro de Castro,
Policarpo Feitosa, Moacyr de Góes.
Vidas Secas, Capitães de Areia,
O Quinze, Memórias Póstumas de Brás Cubas,
Grande Sertão: Veredas,
Os Sertões, Menino de Engenho,
Dunas, Gizinha, Chão das Almas.
(Luciano Capistrano)

          Meu amigo velho, o universo dos livros me levou a um mundo maravilhoso, o mundo dos sebos, também por intermédio de meu pai. Amante dos livros, papai desde do tempo de juventude, frequentador das "cocadas" (denominação dada as mediações da hoje praça Kenedy), era um assíduo cliente de seu Cazuza, com sua banca de livros, localizada atrás do Banco do Brasil, (local escolhido após o incêndio do mercado público, quando perdeu cerca de 15 000 exemplares,) era ponto de convergência daqueles jovens ávidos por saberes e o sebo de Seu Cazuza se firmava como o lugar ideal para quem procurava livros.
          Me lembro do Cata Livros, sebo organizado por meu pai, Benjamin Capistrano, na rua da Conceição, acompanhava papai todas as tardes e naquele lugar de livros e ácaros, me apaixonei pelos sebos, nos meados dos anos de 1980, Jácio Torres adquiriu o sebo de papai, voltamos a sermos uma família de leitores.
          A vivencia no Cata Livros me fez levar uma vida peregrina em alguns sebos de Natal, atualmente gosto de ir ao sebo Vermelho, de Abimael, localizado na avenida Rio Branco, e, os sebos de Lisboa e Jácio/Vera, no Mercado de Petrópolis, espaço de bom papo e boa acolhida.
          De sebos, livros e vícios, nessa trilha sigo a poesia de Anchella Monte, encontrada em um dos sebos, o Sebo Vermelho, e, outros nomes da nossa literatura "achados" no canto em pilhas enormes de livros empoeirados, finalizo aqui, deixando um convite conheça os sebos de nossa cidade, lhe garanto é melhor do que caçar Pokémon.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A esperança se vestiu de cinza.

  A esperança se vestiu de cinza.               Aqui faço um recorte de algumas leituras que de alguma forma dialogam sobre os efeitos noc...