Fortaleza dos Reis Magos
Suas linhas arquitetônicas têm a marca dos padres engenheiros jesuítas, foi o padre Gaspar de Samperes, pertencente a Companhia de Jesus, antes de clérigo foi militar, adequando seus conhecimentos de estratégia de guerra com a engenharia será o responsável pelas linhas e formas da Fortaleza dos Reis Magos, o polígono estrelado. Construção de 1598, sua planta erguida em taipa foi no ano de 1628 transformada numa das mais belas arquiteturas de guerra construída em terras brasileiras. O engenheiro-mor Francisco Frias de Mesquita, foi o responsável pela substituição da taipa por pedras.
Hoje ( Fevereiro/2020) me inquieta o fato do seu fechamento, alguns irão dizer necessário porque está em obras de restauração, sim, sim concordo são obras necessárias e urgentes que há muito tempo deveriam ter ocorrido. Bom, mas a questão é muito mais do que o tempo, a demora em se concretizar esse projeto de restauro de nosso mais visitado Patrimônio Cultural, sim, a Fortaleza dos Reis Magos é o Monumento mais visitado da cidade de Natal. O tempo, a demora na reabertura é um problema a ser enfrentado por todos os órgãos responsáveis pelas políticas de preservação do patrimônio cultural e do turismo. Uma “força tarefa” poderia ser criada para pensar alternativas de melhorias da acolhida dos visitantes que diariamente chegam para conhecer ou retornar a Fortaleza dos Reis Magos.
(Fonte: (GALVÃO, Hélio. História da Fortaleza da Barra do Rio Grande. Rio de Janeiro: Conselho Federal de Cultura, 1979).
Projeto Conhecer Para Preservar
(Foto e texto: Professor Luciano Capistrano).
Foto: Luciano Capistrano - Fortaleza dos Reis Magos.
Show alma boa
ResponderExcluirObrigado amigo, gratidão!!
Excluir